Dispositivos inteligentes, canais de comunicações unificados e formas naturais de interface estão criando novos comportamentos no local de trabalho. Estudar estes comportamentos é a chave para a criação de ambientes físicos que permitem que a tecnologia trabalhe para as pessoas. Isso exige novas conversas entre imóveis, gestão de instalações, tecnologia da informação e profissionais de recursos humanos no início do planejamento de uma instalação.
Existem alguns exemplos de uso desembaraçado da tecnologia no escritório. Uma situação é raramente conveniente quando seu dispositivo precisa recarregar as baterias, e os dispositivos sempre precisam recarregar. A apresentação sensacional que você desenvolveu em seu novo MacBook Air não pode ser compartilhada com a sala cheia de pessoas que foi projetada, porque o display do quarto está configurado para PCs, e seu filho ficou com o adaptador. No meio de uma importante conversa de vídeo, alguém com café bate na mesa em que você tinha precariamente apoiado o seu tablet, a fim de atingir um ângulo confortável pra falar pelo Skype. Quando se trata de usar novas tecnologias, é certamente fácil sentir-se sem apoio.
Ao longo da última década, as mudanças na tecnologia tiveram um impacto dramático sobre a forma como trabalhamos. Dispositivos móveis (smartphones, laptops e tablets) e poderosos aplicativos sociais, de vídeos e de serviços na nuvem tornaram possível sermos mais produtivos. Mas à medida que adotamos essas novas ferramentas digitais e as usamos em salas de conferência, terminais de aeroportos, cafés, e nas nossas próprias salas de estar, começamos a experimentar uma desconexão entre as inovações tecnológicas e os ambientes físicos em que tentamos usá-los.
Organizações, e os profissionais das áreas de recursos humanos (RH), tecnologia da informação (TI), gestão de instalações (FM), estão à procura de melhores formas de se conectar novas tecnologias e o ambiente físico. Mas com a mudança acontecendo na velocidade da Internet, e novas aplicações e dispositivos aparecendo diariamente, é difícil obter uma imagem clara do cenário atual, pior ainda planejar o local de trabalho do futuro.
Pelos os últimos três anos, um grupo de designers, engenheiros e pesquisadores, do grupo Insight and Exploration (I&E) da Herman Miller tem focado em tecnologias emergentes e como elas estão mudando comportamentos sociais no trabalho. Como Ryan Anderson, Diretor de Tecnologia do Futuro da Herman Miller, coloca, “Há um monte de informações lá fora para filtrar. Nosso objetivo foi o de identificar as tendências de tecnologia mais relevantes para o escritório e, mais importante, entender os padrões comportamentais emergentes. Porque a compreensão desses novos comportamentos permitirá que arquitetos, designers, gestores de instalações e fabricantes possam inaugurar uma nova era de design do local de trabalho”.
Anderson compara esta abordagem com as montadoras que reconhecem a necessidade de suportes para copos em seus veículos. “É sobre ter empatia com o usuário. Um designer de carros me disse: ‘Sabemos que as pessoas têm bebidas em seus carros, e nós sabemos que eles podem ser uma distração ou de difícil controle, então vamos dar-lhes um lugar seguro para colocar a sua bebida. O suporte de copo antecipou uma necessidade; devemos aplicar a mesma abordagem à tecnologia’. Sabemos que as pessoas estão trazendo suas ferramentas de produtividade pessoal, os seus dispositivos móveis, para o escritório, assim como podemos antecipar e apoiar as suas necessidades?”
“A pesquisa realmente começa pela compreensão que as tendências tecnológicas estão criando novos comportamentos no local de trabalho”, explica Anderson, “A partir daí podemos estabelecer novos princípios de design e soluções.” Ele e seus colegas identificaram três áreas principais de interesse:
1. Dispositivos portáteis inteligentes, como celulares e tablets, e os aplicativos baseados em nuvem que dão às pessoas a escolha sem precedentes sobre como, onde e quando eles funcionam.
2. Comunicação Unificada, que são novos tipos de software que permitem que as pessoas se conectem uns com os outros em tempo real e estão mudando como as equipes interagem.
3. Formas naturais de interface o surgimento de toque, voz, e as interfaces gestuais que estão alterando as formas como as pessoas interagem com a tecnologia no escritório.
Confira os detalhes amanhã aqui no blog da Herman Miller.
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